Nossas oficinas
Garanta sua vaga
Estas oficinas têm como finalidade oferecer habilidades técnicas para todos os cursos oferecidos.
O objetivo é aprimorar a compreensão do audiovisual e da comunicação, fomentando um pensamento crítico. Também são apresentados métodos de trabalho que estimulam a criatividade.
A intenção principal é fornecer uma perspectiva técnica e especializada em linguagens voltadas para cultura, arte e educação, atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados nesse setor.
Fotografia
A oficina se iniciará com uma introdução teórica sobre a história da fotografia, tipos de máquinas e operação de máquinas. A oficina abordará a fotografia como uma forma diferente e possível, a qual se pode utilizar para fazer registros daquilo que é selecionado e que desperta o interesse das pessoas, e também de contar histórias a partir delas. Será desenvolvido os aspectos de uma fotografia como: enquadramento e composição, que estão relacionados ao posicionamento do fotógrafo com a cena da escolhida, a seleção dos elementos que deverão compor a imagem, a escolha da orientação da câmera, no sentido vertical ou horizontal e a escolha do ângulo, com relação à altura e com a distância. Luz associado a um dos elementos mais importantes na fotografia, ela pode ser luz natural ou artificia. A direção da luz é responsável por produzir áreas de luz e também áreas de sombra. O posicionamento quando não se pode mudar de lugar o objeto a ser fotografado, muda-se a posição do equipamento. Já o foco define a distância e está relacionado com a profundidade, pouca profundidade de campo significa que objetos próximos terão diferença de foco entre si. Se a profundidade de campo for maior essa diferença fica menor. A fotografia possibilita infinitas áreas a serem trabalhadas, o fotógrafo pode escolher se especializar em apenas um ou vários tipos de fotografia. Desta forma, outro assunto abordado na oficina será os tipos de fotografias: jornalística ou documental, moda, publicitária ou de objeto, artística, retrato, privadas ou pessoais e paisagens.
Gerenc. Redes Sociais
A oficina se iniciará com uma introdução teórica sobre como cuidar do gerenciamento de redes e ter melhores resultados nos principais canais. A oficina abordará também a importância das redes sociais na atualidade e as oportunidades promissoras de empregabilidade e renda, bem como os elementos que formam uma rede social, tais como: Seu perfil público: seja de uma pessoa ou de uma marca, Amigos e seguidores: são as pessoas que você quer acompanhar e compartilhar conteúdo, Feed de publicações: geralmente exibe um feed com atualizações de páginas, Curtidas, comentários e compartilhamentos: obter e dar feedback são elementos fundamentais das redes sociais e Hashtags: usada nos conteúdos compartilhados nas redes sociais.
Na atualidade o gerenciamento de redes sociais envolve diversas etapas e é muito mais do que simplesmente fazer publicações, assim, na oficina será desenvolvido os seguintes aspectos:
- Como construir a identidade da empresa (Brand Persona);
- Como definir o perfil ideal de clientes (Buyer Persona);
- Como gerar interações promissoras nas redes sociais;
- Como criar conteúdo e um cronograma de postagens eficiente;
- Como definir os canais e formatos mais estratégicos para o objetivo da postagem;
- Como criar anúncios e impulsionar posts;
- Como analisar métricas para ranquear melhor suas publicações e
- Como identificar influenciadores para a marca.
Operador de Áudio
A oficina de Operador de Áudio proporcionará uma experiência única de aprendizado, aliando teoria e prática de forma equilibrada e oferecendo uma série de benefícios para os alunos. Alguns deles incluem: aprendizado prático: durante o curso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em aulas teóricas. Isso permite que eles desenvolvam habilidades técnicas e ganhem experiência real; Oportunidades de emprego: com a demanda por profissionais de áudio em constante crescimento, fazer a oficina de operador de áudio pode abrir portas para diversas oportunidades de emprego em diferentes áreas, como eventos, estúdios de gravação, televisão e cinema; Networking: durante a oficina, os alunos têm a chance de estabelecer uma rede de contatos que podem ser extremamente útil na busca por oportunidades de trabalho e parcerias profissionais.
A oficina abrangerá uma variedade de tópicos essenciais para o profissional da área. Alguns dos principais conteúdos abordados incluem:
- Fundamentos do som; Fluxo do sinal; Conexões e conectores; Microfones; Direct-Boxes; Mesas de som e seus sistemas e Otimização do sistema. Mediante tais assuntos elencados serão abordados conhecimentos sobre os princípios básicos de sonorização, abordagem dos conceitos de sonorização, demonstração e práticas técnicas de montagem e operação, contemplando teoria e prática. Serão abordados temas como: Timbre, altura e intensidade, Frequências, Feedback (Microfonia); aprenderão sobre os tipos de microfone, características dos microfones e suas aplicações, microfones sem fio, manuseio correto do microfone, Phantom Power. Conhecerão os tipos de mesas de som e suas características e parâmetros como: ganho, HPF, equalizador, auxiliares, dicas de como se melhorar o ganho do som antes da microfonia.
Produção Audiovisual
A produção audiovisual está relacionada ao modo como a sociedade cria e consome conteúdo. Então, não é surpresa que o setor seja uma das principais ferramentas de comunicação de pessoas e empresas hoje em dia. Afinal, nunca se consumiu tantos formatos de vídeo. É um contexto de crescimento do mercado audiovisual que leva muitas empresas a buscar profissionais para fugir do básico e investir em produções sofisticadas, mesmo que seja para produzir lives e vídeos nas redes sociais.
Os dados sobre o audiovisual no Brasil são promissores, o que incentiva novos profissionais a investirem em suas carreiras nesse mercado.
Neste viés, a oficina de produção de audiovisual abrangerá uma variedade de tópicos essenciais para o profissional da área. Alguns dos principais assuntos abordados incluem:
- processos de produção de um vídeo, entre eles: argumento, pré – roteiro, produção, captação, roteiro, edição e finalização;
- processo de aprendizado conduzido por profissionais experientes do audiovisual a partir de aulas presenciais; e
- as aulas serão voltadas para quem deseja aprender a produzir os seus próprios vídeos.